24 outubro 2007

Porque sorriem?

Às vezes espanta-me, e quase me incomoda, o sorriso e a boa disposição de alguns deles. A minha primeira reacção é pensar que se fosse eu que estivesse no seu lugar, não teria a mínima vontade de sorrir.
Mas depois, penso que alguns, à parte da falta de liberdade, nunca tiveram tanto como têm ali: uma cama onde dormir, hora certa para comer e a certeza de comida na mesa. Até que ponto isso poderá valer mais que a liberdade?
Além disso, alguns deles estão ali há anos... e provavelmente eu também não seria capaz de me manter sisuda durante tanto tempo...

Um deles conta sair no final desta semana, depois de 5 anos de cativeiro. Tem agora 24 anos. Que anos bons ele perdeu!... Temo por ele. Neste curto período de tempo que com ele convivi não lhe percebi nem uma nesga de garra. E dificilmente será a preparação escolar que leva que o salvará...

2 comentários:

Luis Servo disse...

Muita força pra você, nessa tua magnífica missão.

APO (Bem-Trapilho) disse...

é realmetne preocupante que mtas vezes o nosso sistema prisional seja meramente punitivo e nao reabilitativo!
Vejo que esta a ser muito proveitosa esta tua experiencia, pelo menos no dominio mais meditativo da coisa! faz-nos ver as coisas de outro modo, faz-nos crescer!
bjinhos e força, pk não é nada facil lidar com essas emoções.