04 setembro 2007

Um desafio?!... Hummmm... gosto disso!


Pois é... bonito serviço! Por esta é que eu não esperava. Fui hoje à minha nova escolinha saber o que me tinha calhado na rifa, na distribuição de serviço para este ano lectivo. Ia esperando o melhor, mas preparada para o pior: aulas à noite (não dá jeito nenhum porque fico sem tempo para estar com os meus homens), MACS (que tem matéria que eu nunca vi na vida e que não me apetece estudar agora)... Mas não, nada disso! Tinha reservada uma surpresa: este ano vou dar aulas aos reclusos num estabelecimento prisional cá em Leiria.




Bom, nem é preciso dizer mais nada. Fiquei ali abananada por uns instantes e depois deu-me uma vontade imensa de rir porque o meu marido tinha ficado contente por eu não ter sido colocada numa outra escola onde o "ambiente" não é nada bom...




Mas depois comecei a recordar-me de comentários e opiniões que ouvi de colegas que já passaram por esta experiência. De repente, pareceu-me uma oportunidade excelente para crescer e um desafio muito, muito interessante. A minha amiga Marta, uma das primeiras a saber da novidade disse "Este ano vais ter muitas coisas interessantes para contar no teu blog!". E eu ainda nem tinha pensado nisso... mas bem vistas as coisas, acho que a experiência me vai proporcionar bons momentos de reflexão.




A primeira já surgiu: não quero saber os motivos que levaram a que cada um dos meus alunos merecesse estar naquele lugar. Quero pensar neles como pessoas capazes de aproveitar uma segunda oportunidade que a vida lhes dá. Interessa-me que sejam educados, interessados e trabalhadores.




E mais não digo. Hoje...

8 comentários:

António Lopes disse...

Bolas, que surpresa!
Bem, só te posso desejar boa sorte.

Beijinhos

Bia disse...

Obrigada pelo comentário!
Também achei a mala linda, sem ser pretensiosa, mas considero uma das malas mais bonitas que já fiz : )

beijocas grandes

Bia

APO (Bem-Trapilho) disse...

sim sim, a primeira coisa que me veio à cabeça foi exactamente a fantástica oportunidade de viver experiências muito fora do comum e de crecer com elas. E o tremendo desafio que isso deve ser. Dar aulas a adultos, à partida é muito gratificante pois em principio são alunos mais interessados e esforçados do que a maioria das crianças que encaram a escola como um frete. Resta saber se os reclusos que vao frequentar as tuas aulas vao por escolha propria ou obrigados! De qualquer forma desejo-te muito boa sorte, claro. Mas vais ver que é bem melhor do que nós ou eu (falo por mim) que não imagino sequer como é o interior de uma cadeia portuguesa na realidade, possa imaginar.

Célia Jordão Alves disse...

Sim, é como tu, Ana Paula, dizes: dar aulas a adultos é mais gratificante porque são mais interessados e mais aplicados. Dei aulas à noite durante quatro anos e o que me angustiava era o sistema que me obrigava a ter 2, 3, 4, 5, 6... grupos de trabalho diferentes na sala de aula. Claro que nem sempre podia dar o apoio devido a todos. Mas gostei muito dessa experiência. Cada um tinha as suas motivações, mas todos iam trabalhando.

Quanto a dar aulas numa cadeia, nem imagino como seja. Os alunos são todos homens e já me avisaram para ser recatada no vestir... Não sei se vão às aulas porque querem ou porque são obrigados. É uma das coisas que já tinha pensado indagar. À parte disso, haverá um guarda à porta da sala, fora no corredor, para qualquer eventualidade.

Neste momento, estou mais ansiosa e curiosa que preocupada. Só espero que seja sempre assim...

Gigilândia disse...

Ola :)
Como já é sexta feira, e é normal eu fazer isto a todas as meninas, venho desejar um bom fim de semana :)
Bjinhos

APO (Bem-Trapilho) disse...

Vai correr tudo bem, vais ver! Estou a torcer por ti. Quando começas?
Sim, é boa ideia ires bem tapadinha porque suponho k alguns deles já não vejam uma mulher há algum tempo ;o) ihihih
bjinho

Coisas de Mulher disse...

Então desejo-te muito boa sorte, vais ver que corre tudo bem e a experiência é sempre enriquecedora de alguma maneira.
Beijinhos!
Helena

Rita Oliveira Dias disse...

Vai dar-te muito trabalho, terás de repensar a forma de dar aulas. Penso que a principal razão para se inscreverem é geralmente a de estarem menos tempo possivel na cela mas ninguem os obriga. Uma oportunidade muito boa para marcar a diferença!Bom trabalho