28 janeiro 2009

Calendário de Aniversários

O meu filhote gostou tanto do Calendário do Advento que depois já queria também um para o Dia de Reis, outro para o Carnaval, outro para a Páscoa, etc. ... Claro que isso não irá acontecer, primeiro porque eu não podia continuar a deitar-me todos os dias tarde por ter ficado até às tantas a engendarar uma actividade para ele fazer no dia seguinte, segundo porque já chegava de guloseimas todos os dias (se bem que do que ele gostava mesmo era da actividade - muitas vezes nem comia o doce) e terceiro porque deixaria algum dia de ter piada.
Mas a verdade é que um dos objectivos do Calendário do Advento era dar-lhe a noção do tempo que faltava para o dia de Natal e esse foi completamente atingido. Deixou de me perguntar se o Natal era no fim-de-semana seguinte e esperou pacientemente.
De momento, o assunto são os aniversários da família, sobretudo o dele que é já em Fevereiro. Por isso, agora temos um calendário de aniversários, com as fotografias de cada um dos tios, primos, irmãos, avós, etc. no respectivo dia de anos. Como somos uma família numerosa, há aniversários todos os meses, excepto em Novembro em que apenas colocámos a foto de uma amiguinha a cuja festa de aniversário costumamos ir.

E assim, todos os dias lá faz ele a respectiva cruzinha no dia em que estamos o que, por si, já é bom para treinar a destreza manual que não é lá grande coisa para a escrita. E já aprendeu muitas coisas, como por exemplo que o mês de Janeiro tem 31 dias e que a seguir vem o mês de Fevereiro. À conta disto, lá na escolinha já tiveram que começar a colocar na parede, todos os dias, o número da data correspondente, quando a intenção da educadora era apenas ensinar os dias da semana. :-)
PS - Se alguém quiser a grelha do calendário em PDF é só mandar-me um mail.

2 comentários:

Maria Emília disse...

Que boa ideia, Célia. É muito saudável manter os miúdos sempre interessados com estas novidades. Um dia deste, falando de coisas que fazíamos quando os meus filhos eram pequenos, fiquei muito emocionada porque o mei filho do meio sabia de cor umas lenga-lengas que eu costumava contar e que nunca imaginei que tivessem grande significado para ele.

ME

Célia Jordão Alves disse...

Pois é... eles captam sempre mais do que aquilo que nós julgamos. Estão mais atentos do que esperamos. São umas esponjas a absorver tudo e aquilo que memorizam agora é o que é mais fácil ficar por mais tempo na memória.