Ainda a propósito dos sacos de plástico, recebi isto por mail (desconheço o autor):
No Natal ofereci alguns destes. Comparativamente com os outros de que já tinha falado, têm a vantagem de serem um produto português, terem um design bonito e também uma presilha no interior para prender a bolsinha e têm a desvantagem de me parecerem menos resistentes. Também são mais pequenos, o que, consoante a situação, pode ser uma vantagem ou uma desvantagem.
Quando comprei os meus, não foi de imediato que me habituei a usá-los. Primeiro esquecia-me deles no carro, até que consegui espaço para eles dentro da minha mala. Tenho sempre quatro de lona e mais dois de tecido que tinha cá por casa e que pus ao uso. Agora é raro esquecer-me de dizer nas lojas que "não quero saco, obrigada" e têm acontecido situações engraçadas. Os lojistas ficam frequentemente surpreendidos e às vezes até parece que se ofendem por eu não querer levar o seu bonito saco de passeio pela rua a publicitar-lhes a loja.
Há uns tempos aconteceu-me não aceitar um saco numa loja porque já tinha um saco de outra loja onde tinha ido antes e chegava para levar tudo. O rapaz ainda deixou escapar "Mas o nosso é mais bonito...".
Não faz mesmo sentido levarmos para casa tantos sacos de plástico e de papel. Mais tarde ou mais cedo acabam por ir para o lixo, e mesmo a reciclagem também não é solução. Confesso que ainda uso sacos de plástico para o lixo, apesar de os usar na menor quantidade possível. Ainda não sei como irei resolver esse problema. Mas a verdade é que terá de haver outra forma de despejar o lixo no contentor.
3 comentários:
Deixei-te um prémio Dardos lá em http://blogicament.blogspot.com
pois eu tb nao estou a ver como se há-de transportar e nao sujar o contentor se nao usarmos sacos plásticos para o lixo, mas o que eu reparo que está a acontecer em alguns supermercados é qeu estao a distribuir sacos aparentemente plásticos mas que sao fabricados a partir de milho (pelo menos foi o que vi numa reportagem de telejornal há tempos) e que dizem 100% degradável. acho que têm uma durabilidade de uns 2 anos. já estao a ser distribuidos no continente/modelo e nao Jumbo, embora no Jumbo tb estejam a promover as caixas verdes, onde nao dao sacos, sao comprados. a mim parece-me que a questao de venderem sacos é mais para fazerem negocio tb com isso e nao preocupados com a natureza! mas já comprei um daqueles sacos enormes e robustos para as compras. no entanto uso os sacos do modelo/continente degradáveis para o lixo.
ando há séculos para fazer um post sobre isso. é que na verdade as explicações que eles dao sao muito poucos e ainda nao sei se os sacos sao mesmo degradáveis em 2 anos.tenho que investigar antes de fazer o post.
bjo amiga
Sm, também já reparei que os sacos de alguns supermercados dizem "100% biodegradável". Isso dos sacos feitos à base de milho deve ser verdade. Aqui há uns 14 anos atrás comprei uma esferográfica que aparentava ser de plástico como qualquer outra vulgar, mas na verdade era feita também à base de milho.
Postar um comentário