14 maio 2011

Material Educativo do site do Banco Central Europeu

Estamos numa época em que todos ouvimos diariamente falar de economia, inflação, taxas de juros e de desemprego, entre outras coisas relacionadas. O BCE (Banco Central Europeu) disponibiliza uma série de material educativo muito interessante que nos pode ajudar a nós e aos nossos filhos e/ou alunos a entender melhor o "reboliço" que se passa à nossa volta.



- Um vídeo de animação sobre a inflação, a deflação e a importância de controlar estas duas taxas (possibilidade de gravação imediata de DVD a partir do endereço acima):




- Brochuras informativas para professores e alunos em PDF (também no link acima);

- Jogo "Economia"- "Já reflectiste alguma vez sobre o que é a política monetária? Ou sobre a forma como a taxa de juro directora afecta a inflação? Joga o €CONOMIA para ficares a saber!

Mantém a inflação baixa e estável, num nível inferior mas próximo de 2%. Para tal, tens apenas um instrumento: a taxa de juro directora. Deves ter cuidado ao definires o seu nível, dado que podes tanto entrar numa espiral inflacionista como ficar preso numa situação de deflação. Encontrar o equilíbrio certo não é fácil."

- Jogo "Inflation Island - como a inflação afecta a economia" - " Explora as diferentes zonas, vê como as pessoas reagem à inflação e à deflação e como o panorama geral muda. Podes também testar os teus conhecimentos e tentar identificar os vários cenários de inflação. O cinema apresenta vídeos e fotografias que ilustram os efeitos da inflação e da deflação em diversos países ao longo dos anos."

- Vídeos educacionais

- Dados estatísticos para explorar

- A escola do Euro - "Uma nova série de ferramentas didácticas que merece ser explorada. Dirigida a um público muito variado, inclui jogos, aplicações interactivas, publicações e uma exposição. Os jogos, por exemplo, são uma forma divertida de ficar a saber mais sobre as notas e moedas de euro, bem como sobre os seus elementos de segurança. Por seu lado, as apresentações interactivas oferecem descrições pormenorizadas e imagens ampliadas de elevada qualidade das notas e moedas de euro.

3 comentários:

APO (Bem-Trapilho) disse...

Amiga, passei para te dar um beijinho, saber como estás e dizer que editei o meu primeiro livro em formato digital. Está disponível para download gratuito. É educativo. Recomendo a crianças dos 6 aos 10 anos. Adoraria saber a tua opinião.
Mas agora diz-me o que tens andado a fazer? Estás bem? E os pequenos?
Fica bem. Mil bjos.

mara.cristianlay disse...

Olá,

Gostei muito do teu cantinho e dos trabalhos, tens coisas lindíssimas.

Beijinhos e bons trabalhos,

Mara

APO (Bem-Trapilho) disse...

olááá!!! Que bom ter notícias tuas!

E muito obrigada pelas palavras tãooo simpáticas! E muito obrigada ainda pela dica da Ilustrarte. Da última vez escapou-me (nao custa tentar!!!) e desta não estava atenta. A ver se não me escapa. :) Não tenho a mínima aspiração a ser seleccionada sequer, mas no mínimo devo participar. não tenho nada a perder, não é?

Fico hiper-mega-ultra-feliz por teres gostado do meu livro. A tua opinião é muito prezada por mim. Estando tu ligada à educação e sendo mãe e cidadã atenta, valorizo realmente a tua opinião.

A motivação para usar o papel quadriculado nalgumas das ilustrações foi por vários motivos:

1- a componente estética sem nenhum motivo em particular (gosto bastante de misturar texturas e padrões improváveis);

2- o facto de querer associar a escrita (língua portuguesa) à matemática (pois sendo este um projecto com fins educativos achei que fazia sentido pôr tudo no mesmo saco, até porque me irrita um pouco a dissociação letras/matemática e vice-versa);

3- e por fim, gosto de dar a ideia de ilustração feita num simples caderno escolar, sem pretenciosismos, qualquer material serve para dar largas à nossa imaginação, visto, mais uma vez, que é uma história educativa e virada para um público infantil.
Posto isto, a tua interpretação não estava muito longe da minha visão. Mais uma vez admiro o teu olhar com olhos de ver e a tua mente crítica. E é o que eu gosto nas artes gráficas, basicamente tudo poder ter mil interpretações diferentes, dependendo de quem as fizer e todas válidas. :)

Mas ainda falando um pouco do que disseste em relação a termos que saber ler e interpretar muito bem a matemática para a podermos resolver, acho absolutamente crucial. E tenho andado a pensar nisso ultimamente porque noto alguma dificuldade na minha filha nesse ponto exactamente. E até estou um pouco revoltada com um manual de actividades para férias que lhe comprei, recomendado pela associação de pais lá da escola (ainda por cima!!!), onde já apanhei vários casos de questões mal redigidas e com respostas que indiciam que os autores deveriam ter formulado a questão de outra maneira. Revelam também eles deficiências ao nível do português o que acho profundamente lamentável (não só por serem educadores de ensino básico, mas ainda mais por se propores publicar um manual educativo).

Outra coisa, muitíssimo obrigada por te dispores a fazer divulgação do meu livro aos teus colegas professores. Vai ser muito bom ter opiniões fundamentadas de pessoas dentro da área educativa, para que eu possa melhorar os meus projectos, pois como sabes não sou professora e valorizo imensamente críticas construtivas. O meu e-mail é bem-trapilho@clix.pt, para que possam enviar-me opiniões. Quanto ao link do 4shared, na verdade não percebo nada daquilo, o meu marido é que me tratou de pôr lá o livro e pronto.

bom, e agora despeço-me depois de este não acabar de palavreado.
Mil bjos e muito obrigada por tudo!