12 janeiro 2011

Colegas Professores, paremos para pensar no que nos está a acontecer.

Hoje escrevi isto num email de trabalho a um colega que, entre assuntos de trabalho, ia desabafando o cansaço e a desilusão, como eu também tenho muitas vezes necessidade de fazer.

"Não te deixes afogar pelo cansaço ("diz o roto ao nu") e tenta proteger-te o melhor que puderes. É preciso que todos nós (professores, essencialmente) olhemos com atenção para o que nos está a acontecer porque, aparentemente, já todos achamos normal estar a trabalhar até às tantas da manhã ou, por sistema, acordar de madrugada para fazer o trabalho da escola, depois passar lá o dia todo, dormir pouco e não prestar aos nossos filhos a atenção e o tempo que lhes é devido. E isso não está certo. É imoral. Qualquer patrão do privado seria severamente julgado pela lei se impusesse tal ritmo de trabalho aos seus funcionários."

A verdade é que a muitos dos meus colegas, passa-lhes pela cabeça o mesmo que a mim:
"Neste momento, em que finalmente me sento, mas não para descansar, porque ainda tenho que preparar as aulas de amanhã, só me ocorre dizer: é urgente eu mudar de profissão. Esta não serve à minha vida familiar nem à minha vida pessoal (no sentido mais singular e individual da palavra).
Não é uma queixa nem uma lamúria. É apenas uma constatação."
(escrevi isto do num mural de facebook um dia destes).

2 comentários:

Moiani disse...

Pois... já lá vai o tempo em que se achava que o professor tinha uma carga de trabalho mais reduzida só porque tinha um horário escolar com menos horas.

Mas olha que infelizmente esse ritmo está cada vez mais globalizado. É transversal a muitas profissões e, efectivamente, é muito prejudicial todos nós.

APO (Bem-Trapilho) disse...

amiga, compreendo a desilusão. E isto reflecte-se nas nossas crianças, mesmo que os professores tenham muito boas intenções.
este país está realmente a deixar muito a desejar. esperança de boas mudanças.