14 maio 2011
Material Educativo do site do Banco Central Europeu
- Um vídeo de animação sobre a inflação, a deflação e a importância de controlar estas duas taxas (possibilidade de gravação imediata de DVD a partir do endereço acima):
- Brochuras informativas para professores e alunos em PDF (também no link acima);
- Jogo "Economia"- "Já reflectiste alguma vez sobre o que é a política monetária? Ou sobre a forma como a taxa de juro directora afecta a inflação? Joga o €CONOMIA para ficares a saber!
Mantém a inflação baixa e estável, num nível inferior mas próximo de 2%. Para tal, tens apenas um instrumento: a taxa de juro directora. Deves ter cuidado ao definires o seu nível, dado que podes tanto entrar numa espiral inflacionista como ficar preso numa situação de deflação. Encontrar o equilíbrio certo não é fácil."
- Jogo "Inflation Island - como a inflação afecta a economia" - " Explora as diferentes zonas, vê como as pessoas reagem à inflação e à deflação e como o panorama geral muda. Podes também testar os teus conhecimentos e tentar identificar os vários cenários de inflação. O cinema apresenta vídeos e fotografias que ilustram os efeitos da inflação e da deflação em diversos países ao longo dos anos."
- Vídeos educacionais
- Dados estatísticos para explorar
- A escola do Euro - "Uma nova série de ferramentas didácticas que merece ser explorada. Dirigida a um público muito variado, inclui jogos, aplicações interactivas, publicações e uma exposição. Os jogos, por exemplo, são uma forma divertida de ficar a saber mais sobre as notas e moedas de euro, bem como sobre os seus elementos de segurança. Por seu lado, as apresentações interactivas oferecem descrições pormenorizadas e imagens ampliadas de elevada qualidade das notas e moedas de euro.
04 maio 2011
Mr. Pai - Professor do 3º ano do ensino básico - estratégia de ensino com TIC
Esta reportagem é muito interessante.
Destaco aquilo que mais retive:
- O professor Pai entendeu que conseguir resolver o problema do atraso na aprendizagem, ou das dificuldades de aprendizagem de 25 alunos, que se encontram em estágios diferentes dessa mesma aprendizagem, sozinho, era humanamente impossível.
- Os alunos entusiasmaram-se com os conteúdos a partir do momento que lhes foram apresentados através de duas formas de que gostam muito: tecnologias e jogos.
- Os alunos acham tão importante e tão normal terem acesso às tecnologias que entendem que isso deveria fazer parte dos Direitos da Criança. E acreditam tão firmente nisso, que passam à acção e criam uma petição para tentarem conseguir que isso venha a acontecer.
- Outros professores e pessoas relacionadas com as mais variadas áreas, ao verem que a estratégia resultava, quiseram ver/aprender como se faz.
- O professor comprou os materiais com o seu próprio dinheiro e com verbas atribuídas a projectos com que concorreu a diversos concursos.
- O professor gere todas as suas ferramentas interactivas a partir de um site que criou para a turma.