04 julho 2008

Meu querido Tobias...


O Tobias não apareceu. Não sei se é vivo ou morto. Penso nele todos os dias e tenho muitas saudades dele.

Procurei-o durante várias semanas. Ao fim de algum tempo, muito a custo, tive que desistir. Estava a poucas semanas do fim do prazo para entrega da minha tese de Mestrado, com muito ainda para ultimar, e estava a dispender tempo que me era precioso para essa tarefa. Enquanto o procurei por todos os meios, aprendi algumas coisas que aqui quero partilhar.

Há muita gente dedicada aos animais. Há muitas associações, e até gente que luta sozinha, contra tudo e contra todos para cuidar dos animais abandonados e arranjar-lhes um lar. Dão o seu tempo e o seu dinheiro para medicamentos, esterilizações, comida, limpeza, contactar com possíveis famílias de acolhimento, moderar fóruns dedicados aos animais... enfim! Não fazia ideia e fiquei impressionada. Os próprios canis municipais funcionam muito à base de voluntariado.

Agradeço a todas essas pessoas, todo o apoio directo ou indirecto que me deram, em particular àquelas que trabalham voluntariamente nas associações zoófilas da zona de leiria e arredores e que dispenderam do seu tempo e do seu dinheiro para ajudarem a procurar o Tobias.

Os órgãos de comunicação locais também colaboram, porque têm um serviço de utilidade pública com espaço para dedicar a este tipo de causas. Saiu um anúncio gratuito no jornal regional e várias das rádios que contactei se disponibilizaram para passar spots gratuitos com o apelo sobre o desaparecimento do Tobias. Algumas escreveram atenciosamente a dizerem que não podiam passar este tipo de anúncio, mas a desejar a melhor sorte na busca. E ainda houve quem escrevesse de volta alguns dias depois a perguntar como estava a situação! A todas e todos eu agradeço.

Agradeço também a todos os comerciantes que disponibilizaram espaço nos seus estabelecimentos para eu deixar o anúncio, em especial àqueles que o fizeram dizendo que se a fiscalização os viesse chatear por isso, logo tratariam do assunto (sabiam que agora não deixam afixar nada deste tipo nos estabeleciemtnos?). Agradeço também àqueles que, com compaixão me disseram "lamento, mas o patrão não deixa afixar nada". E ainda àqueles que disseram "deixe aí que eu depois afixo, e que afinal não afixaram nada."

Agradeço aos meus alunos do 10º P que se disponibilizaram para afixar cartazes juntos das suas casas e ao grupo da turma 12º F que, estando a trabalhar numa área de projecto sobre a protecção dos animais, também se disponibilizou para espalhar a notícia.

Fui também à polícia, a conselho de um senhor que é dono de uma loja de animais. Fui aos veterinários deixar o cartaz. Falei com as pessoas na rua...

Fiquei espantada quando um miúdo, vendo-me a afixar um cartaz, me pergunta boquiaberto: "o quê? isso tudo só por causa de UM cão?!!"

Fez-me pensar: "Isto tudo por causa do MEU cão. Felizmente há por aí muita gente que faz MUUUUUUUUUITO mais que isto por qualquer cão que sintam que precisa de ajuda." A toda essa gente, o meu agradecimento e louvor, sentidos no fundo do coração.

Devia ter colocado um chip no Tobias. Andava para o fazer havia algum tempo e adiei-o sucessivas vezes. Se tivesse o chip posto e qualquer pessoa o levasse a um veterinário que possuisse máquina leitora de chips, saberia logo a quem ele pertencia. Além disso, o registo do chip é comunicado à Junta de Freguesia. E como todas as freguesias estão em rede, podem comunicar entre si no caso de o cão ser apanhado numa freguesia diferente da de origem.

Devia tê-lo acompanhado quando foi à rua. Há anos que ele ía sozinho. Às vezes demorava mais tempo a regressar, mas voltava sempre. E era um orgulho ter um cão inteligente que sabe o caminho de casa. Além disso, como tinha a minha identificação e contacto na coleira dele, achava que sempre me avisariam caso ele se perdesse. Mas a verdade é que é proibido por lei deixar os cães andarem na rua sem ser pela trela...

De momento não sinto disponibilidade para ter outro cão. E, no fundo, ainda tenho esperança que o Tobias apareça.

Agradeço à Vida a possibilidade de ter podido disfrutar de uma amizade, uma lealdade e uma dedicação incondicionais. Nem sempre dei valor a ter um Ser impaciente à minha espera em casa, que ficava radiante com a minha chegada e que aturava pacientemente todas a minhas rabugices e maus humores. A partir do momento em que o meu filhote nasceu, o Tobias passou a ter muito menos atenção que antes e ainda assim, mostrou-se sempre extremamente tolerante e paciente com todos os elementos da família.

Deixo aqui os links de todos quantos me ajudaram e coloco-os também de forma permanente na
barra lateral do blog. É uma homenagem singela e uma ajuda na divulgação das suas causas.

Espero não me ter esquecido de ninguém. Caso isso tenha acontecido, por favor aceitem as minhas desculas e queixem-se, para eu poder reparar a falha.


ASSOCIAÇÕES: Associação Zoófila de Leiria

BLOGS: Amigos Indefesos ; O Meu Melhor Amigo

MÉDIA: Jornal Região de Leiria ; Rádio Batalha ; Rádio Benedita ; Rádio CentralFM ; Rádio Cister ; Rádio S. Miguel 93.5

3 comentários:

APO (Bem-Trapilho) disse...

é impressao minha ou culpas-te pelo que aconteceu? espero que consigas ultrapassar esse sentimento. nunca poderias imaginar que ele desapareceria. não te culpes.
desejo que o Tobias esteja bem, onde quer que esteja.
bjo grande

Célia Jordão Alves disse...

Sim, em parte tenho culpa. É o meu cão. É da minha responsabilidade.

Joana Ribeiro disse...

Acho que não deves desistir de procurar o teu cão. Eu estou ligada a várias pessoas que ajudam animais e sou voluntária numa associação e às vezes, passado meses as pessoas encontram os animais perdidos. Muitos andam a vaguear e chegam a terras vizinhas...outros são acolhidos por pessoas que gostam de animais e tratam deles até poderem encontrar um novo dono. Acho que não deves desistir. Procurar em Canis mais longes... e inflizmente só quando estas situações acontecem as pessoas pessam no chip ou na chapa de identificação.

Mas não desistas.

Joana
(encontrei o teu blog por acaso e não fiquei indiferente a este posto)